Re: Debian é bom pra pc velho?

No dia 13/05/2006 às 15:02,
Ueverton Leomir <uevertonbsb@hotmail.com> escreveu:

> <DIV class=RTE>&nbsp;</DIV>
> <DIV class=RTE>Eu tenho aqui um jurassico k6 - II 500 mhz com 256 ram. Eu gostaria de saber se o Sarge rodaria bem nessa maquina, ja que, ele geralmente é bem mais light que o windows pra rodar. Se não, alguém sabe de alguma distribuição ou uma versão de kernel que fosse mais adequada pra rodar nesse tipo de maquina?</DIV>
> <DIV class=RTE>Eu dou preferência pra distribuições baseadas em Debian pela facilidade de manutenção, mas se tiver outra que resolva, estou aberto à sugestões.</DIV>
> <DIV class=RTE>&nbsp;</DIV>
> [...]

Tenho um k6 II 400 mhz, 256 RAM. Placa mãe marca "diabo". Video onboard.
Som onboard.

Tenho instalado nele o Sarge com um kernel 2.6.15 que eu mesmo
compilei. Isso do kernel não é obrigatório, mas sempre melhora um pouco
a performance. O kernel padrão roda nele tranquilamente.

Rodo squid, icewm, window maker e xfce. Minha esposa usa essa máquina e usa o
openoffice, firefox, sylpheed-claws, abiword, gnumeric.

Já tive rodando ao mesmo tempo o apache, mysql, snort, squid, xfce e
openoffice e funcionou sem problemas. Só que demora um pouquinho para
abrir os programas gráficos, o que é normal.

Se eu fosse você usaria window maker para ter uma experiência agradável.
Ele consome poucos recursos do sistema. O fluxbox parece ser tão leve
quanto, ou até mais.

XFCE já gasta mais recursos, mas dá para tolerar, é mais amigável para usuários
fortuitos. Minha esposa só usa xfce. Não gostou do fluxbox ou do
window maker.

Tem o icewm, que é muito bonito e leve também.

Dá para rodar até gnome e kde nesse tipo de máquina, mas ai vc
deve desativar os efeitos e perfumarias e vai ficar mais lento. Mas com
certeza dá, já usei kde nesse micro por uns bons 3 meses.

Um abraço

Leandro

PS: E por favor, não mande email em html.

 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\
 V_/_  Linux user #237.744 - GPG ID: A7FB969E

	A ausencia diminui as paixoes mediocres e aumenta as
	grandes, assim como o vento apaga as velas, mas atica as
	fogueiras.