dvd+rw-format

Olá pessoal

Eu gostaria de entender melhor os parâmetros do comando dvd+rw-format.
Qual a diferença entre -blank e -force?
Eu digo isso porque estou usando DVD's para  backup, e preciso de uma
forma para formatar os DVD's e depois usá-los de forma a poder fazer
mais de uma gravação (appendable). Eu percebi que quando uso
-blank=full ele funciona como eu quero, mas a formatação leva um bom
tempo. Só com -blank não funciona, pois depois da formatação eu só
consigo  gravar uma vez (not appendable). Eu testei com -force e
também funcionou, mas eu não faço idéia do que significa esse -force,
e o próprio dvd+rw-format diz que esse parâmetro não é recomendável.
Alguem ai sabe me dizer qual a função desse parâmetro? Eu procurei
bastante no google mas a documentação sobre isso é escassa.

[]'s

Gustavo Luiz Duarte
Mestrado em Ciência da Computação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul