Re: Instalar o Debian Etch sem conexão a internet

Olá,

On Mon, May 01, 2006 at 06:39:39PM -0300, Renato S. Yamane wrote:

> Um bug que impossibilita a instalação dele? Nem a Microsoft libera uma
> software com tamanho bug :-)
> Creio que a versão unstable então seja um "Deus nos acuda" :-)

Talvez você deva ler a descrição de como as três versões principais do
Debian funcionam : stable, testing e unstable. A "testing", como o próprio
nome diz, é para que as pessoas "testem" o software, exatamente para que
bugs como esse que você encontrou não estejam presentes na versão final,
essa sim considerada "stable", quando for lançada.

Sobre o comentário comparando com o Microsoft, creio que tenha sido
inoportuno, no mínimo. É de muito mal tom vir publicamente a uma lista de
usuários de um dado sistema operacional e comparar uma versão publicamente
anunciada como um versão de "testes" do mesmo, com problemas conhecidos e
documentados (já corrigidos na àrvore de desenvolvimento, é bom notar), com
softwares proprietários tidos por muitos desses usuários como problemáticos.

Aliás, não trata-se de um bug que impossibilita a instalação. Além da
forma já citada de contornar o problema (não sei o porque de não funcionar
com você sendo que funcionou com inúmeras outras pessoas), trata-se de um
bug que traz problemas a quem naõ tem acesso a Internet durante a
instalação, ou seja, um grupo específico de pessoas e não a todas as
pessoas, como sua mensagem parece sugerir.

Todo grupo de desenvolvedores e/ou empresa que mantém uma distribuição e
lança rotineiramente versões de testes para que os usuários possam relatar
os problemas encontrados utilizam o esquema de manter uma errata listando
os problemas conhecidos (e as maneiras de contorná-los, quando
disponíveis) exatamente para que os usuários não sejam pegos de surpresa
pelos mesmos.

Cabe aos usuários ler esse material disponibilizado, até porque se espera
que como o usuário está se aventurando a instalar uma versão declaramente
de "testes", a intenção do mesmo seja relatar os problemas encontrados e
auxiliar os desenvolvedores na estabilização do software envolvido para
lançamento do próxima versão estável.

Sobre a versão "unstable", posso lhe dizer que a utilizo como distribuição
primária em minhas máquinas pessoais desde que comecei a utilizar somente
Debian GNU/Linux, em 2000, e nunca tive problemas mais sérios. É só saber
utilizá-la da forma correta.

Especificamente, estou utilizando-a na máquina em que estou compondo esta
mensagem há mais de 2 anos e nunca foi necessário nenhum tipo de
reinstalação para tê-la funcional, mesmo dependendo desta máquina no
dia-a-dia para realizar meu trabalho.

> A versão estável é muito jurássica. Provavelmente eu terei ainda mais
> problemas com esses pacotes antigos, pois eu tenho placa de rede wireless,
> cartão SD, xD, gravador de DVD Dual-Layer, etc...
> Onde eu encontro os changelogs da versão testing? Será que esse problema foi
> corrigido na versão liberada hoje (01/05/2006)?
> Caso afirmativo vou deixar a máquina ligada por mais 3 dias baixando
> novamente mais 3 DVDs! Por enquanto vou me virando com o Fedora.

Jurássica ? Depende do ponto de vista. Eu a utilizo em todos os servidores
que administro e dependo exatamente da característica que você aponta como
ruim para meu "ganha pão". Em servidores de produção, estabilidade é o que
conta, até porque é algo complexo administrar servidores com uma base que
se modifica a todo momento. Um alvo móvel é muito mais difícil de se
acertar do que um estático.

Para o tipo de uso que você parece desejar, não creio que a versão
"stable" possa lhe atender. Aliás, é bom notar que a maioria dos itens que
você lista são itens dependentes mais do suporte aos mesmos no kernel
Linux do que em quaisquer outros pacotes de software auxiliares.

Dito isto, creio que até mesmo fosse possível suportá-los utilizando a
versão "stable" com alguns backports selecionados, dentre eles o backport
do próprio kernel Linux. Dessa forma, com um kernel mais atual, é possível
que seu hardware seja melhor suportado.

No caso específico do suporte aos leitores de cartões SD, ouvi dizer que o
suporte aos mesmos só entrou oficialmente nos kernels da série de
desenvolvimento atual, 2.6.17-rcX. Não posso lhe afirmar se isto é
realmente a verdade porque não possuo o hardware para testar, mas, caso
seja, é bem possível que você tenha problemas em fazer este item de
hardware funcionar em qualquer distribuição GNU/Linux e não somente em
Debian.

Sobre os changelogs, não creio que existam changelogs genéricos de toda a
distribuição, até porque a "testing" ainda não é uma versão lançada, mas
sim um trabalho em progresso. Você poderia conferir os logs individuais
de cada pacote, mas seria algo trabalhoso.

A documentação sobre a próxima versão estável do Debian, a qual terá como
base a versão "testing" atual, ainda está em desenvolvimento. O "release
notes" oficial, que listará as grandes mudanças, somente estará disponível
quando a próxima versão for realmente lançada como uma nova versão
estável.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||