Re: Instalar o Debian Etch sem conexão ainternet

Andre Luis Lopes escreveu:

> Talvez você deva ler a descrição de como as três versões principais do
> Debian funcionam : stable, testing e unstable. A "testing", como o próprio
> nome diz, é para que as pessoas "testem" o software, exatamente para que
> bugs como esse que você encontrou não estejam presentes na versão final,
> essa sim considerada "stable", quando for lançada.

Seria pedir muito que a versão de teste pelo menos possa ser instalada?
Para testa-la é preciso instala-la e eu não creio que a equipe Debian seja
tão imatura ao ponto de lançar uma versão que possui problemas logo no
instalador.

> Sobre o comentário comparando com o Microsoft, creio que tenha sido
> inoportuno, no mínimo. É de muito mal tom vir publicamente a uma lista de
> usuários de um dado sistema operacional e comparar uma versão publicamente
> anunciada como um versão de "testes" do mesmo, com problemas conhecidos e
> documentados (já corrigidos na àrvore de desenvolvimento, é bom notar), com
> softwares proprietários tidos por muitos desses usuários como problemáticos.

Note que, das 3 diferentes versões mantidas pela equipa Debian, a versão
chamada de estável no meu caso seria ainda PIOR devido aos hardwares não
suportados pela versão estável.
Se o problema de instalação tivesse sido encontrada na versão UNSTABLE, eu
até concordaria.

> Aliás, não trata-se de um bug que impossibilita a instalação. Além da
> forma já citada de contornar o problema (não sei o porque de não funcionar
> com você sendo que funcionou com inúmeras outras pessoas), trata-se de um
> bug que traz problemas a quem naõ tem acesso a Internet durante a
> instalação, ou seja, um grupo específico de pessoas e não a todas as
> pessoas, como sua mensagem parece sugerir.

A forma citada na errata não contorna o problema da versão ETCH do dia
17/04/2006.
Não existe a opção "IGNORAR" mencionada na errada.
Eu tenho acesso a internet, mas a placa de rede não é ativada, portanto eu
fico impossibilitado de acessar a internet no MOMENTO DA INSTALAÇÃO (isso não
é demérito do Debian, pois o mesmo problema ocorre com o SuSE, mas isso não
impede a instalação dele).

> Todo grupo de desenvolvedores e/ou empresa que mantém uma distribuição e
> lança rotineiramente versões de testes para que os usuários possam relatar
> os problemas encontrados utilizam o esquema de manter uma errata listando
> os problemas conhecidos (e as maneiras de contorná-los, quando
> disponíveis) exatamente para que os usuários não sejam pegos de surpresa
> pelos mesmos.

CONCORDO plenamente, mas lançar uma versão de teste com problemas no
instalador chega a ser ridículo.

> Cabe aos usuários ler esse material disponibilizado, até porque se espera
> que como o usuário está se aventurando a instalar uma versão declaramente
> de "testes", a intenção do mesmo seja relatar os problemas encontrados e
> auxiliar os desenvolvedores na estabilização do software envolvido para
> lançamento do próxima versão estável.

Conforme eu disse anteriormente, problemas no instalador chegam a ser ridículos!
Como você se sentiria após baixar 11Gb, perder 3 mídias e descobrir que há um
problema no INSTALADOR só depois que ele formatou o seu HD?
Note que a verão STABLE se comportaria pior que a UNSATABLE no meu caso
devido a incompatibilidade com os meus hardwares.

> Sobre a versão "unstable", posso lhe dizer que a utilizo como distribuição
> primária em minhas máquinas pessoais desde que comecei a utilizar somente
> Debian GNU/Linux, em 2000, e nunca tive problemas mais sérios. É só saber
> utilizá-la da forma correta.

Infelizmente a primeira impressão que EU tive do Debian foi a de uma distro
extremamente amadora (apesar das incontáveis menções honrosas a ela).
Disponibilizar uma distro com bugs no instalador, ao ponto de impedir a
instalação é lamentável.

> Jurássica? Depende do ponto de vista. Eu a utilizo em todos os servidores
> que administro e dependo exatamente da característica que você aponta como
> ruim para meu "ganha pão". Em servidores de produção, estabilidade é o que
> conta, até porque é algo complexo administrar servidores com uma base que
> se modifica a todo momento. Um alvo móvel é muito mais difícil de se
> acertar do que um estático.

Não há sombra de dúvida que a versão mais recomendada para um SERVIDOR seja a
stable. Mas note que para um notebook cheio de hardware mais "recentes" a
versão stable é muito jurássica.

Já que não há changelogs, você poderia me informar se a versão liberada HOJE
(01/05/2006 - Etch) possui esse bug ridículo?
Estou revoltado sim, mas não deixarei experimentar o Debian por causa disso.

Um abraço,
Renato