cdrom + backup

Estou montando um sistema de backup em dvd e gostaria de implementar a
função de que
o sistema automaticamente iria gerar uma imagem iso para o dvd e ficaria
aguardando até
que alguem colocasse um disco no gravador de dvd. Mas eu não sei aonde
monitorar o evento de quando a pessoa fecha o gaveta do gravador.
( Sabem, quando se coloca um disco no aparelho o gnome automáticamente
monta o disco, portanto o ato de fechar a
gaveta do gravador deve gerar um evento ), portanto gostaria de saber
aonde posso ficar
monitorando este evento para que meu script inicie a cópia da imagem
para o disco automáticamente.

--
edmarcos antonio de souza
(43) 8408-0207