[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: apt-get - Sources.list Filtro de Fontes - FAQ



Fred Ulisses Maranhao escreveu:

On Sun, 26 Mar 2006 20:06:19 -0300
Leonardo José Nunes <ljnunes@ferax.sytes.net> wrote:

Olá,

Há uma semana, publiquei o pacote apt-get Sources.list - Filtro de Fontes para a avaliação desta lista. Gostaria de saber como montar um projeto e reunir colaboradores para aprimorar os scripts e adaptá-los ao sistema de empacotamento Debian, com as respectivas licenças e funcionalidades requeridas. Após vários testes, estou convencido de sua praticidade e funcionalidade no tratamento das fontes para a sources.list. Os scripts eliminam totalmente os problemas com o apt-get update e reduzem as possilidades de erros na instalação de novos pacotes, representando grande auxílio até para usuários experientes. Aguardo instruções para que as pesquisas prossigam num sentido mais amplo e possam beneficiar a todos usuários do sistema Debian.

Atenciosamente,

Leonardo José Nunes.

Oi,

Eu sou o cara que questionou a utilidade do seu pacote. Me diz uma coisa. você usa
debian? debian mesmo? ou um descendente?

		
_______________________________________________________ Novo Yahoo! Messenger com voz: Instale agora e faça ligações de graça. http://br.messenger.yahoo.com/

Fred,

Você deve se lembrar que em meu primeiro post mencionei que o pacote funcionava com o apoio do kmdr-executor(KDE) e que fora publicado no fórum do Kurumin. Além disso terminei dizendo: "Espero que seja útil".

Julguei desnecessário dizer que não uso o Debian, pois, pra bom entendedor, meia palavra basta.

A intenção da mensagem era colher opiniões abalizadas a respeito dos scripts e de sua utilidade no Debian. Tenho usado o pacote frequentemente e, em várias situações, ele tem se mostrado útil. O funcionamento é simples, o script lê uma lista de repositórios e executa o apt-get até encontrar um repositório ativo. Os repositórios podem ser controlados pelo usuário que determina qual será testado em primeiro lugar por padrão e quais serão os substitutos em caso de erro. Por fim os scripts geram uma sources.list completamente livre de erros e com apenas um repositório mirros_full. Repito, os repositórios podem e devem ser alterados para o uso no Debian como é explicado no how-to.

Minha intenção era adaptá-lo completamente ao Debian, usando os repositórios oficiais, para que um número maior de pessoas tivessem acesso às suas funcionalidades. Porém, não possuo disponibilidade para fazê-lo sozinho e nem vou desperdiçar meu tempo tentado comprovar sua eficácia(afinal não há prêmio Nobel do apt-get rssss). Tenho outros projetos para cuidar. A idéia está lançada e sei que ela toca o coração dos mais apaixonados, mas, sei também que ela é grande ajuda para usuários menos experientes que, antes mesmo de instalar qualquer pacote, encontram problemas com a utilização do sistema.

Acredito que você saiba que os processos do apt-get e a execução dos scripts são comuns a todas distribuições Debian e, consequentemente, a todas as suas derivações. O que muda são as versões e os endereços onde os pacotes podem ser encontrados.

Se eu porventura remover o KDE e o módulo cloop do meu sistema, o que terei?...

Debian mesmo.

Um abraço, Leonardo José Nunes.



Reply to: