Re: codificação de texto em email?

On Wed, Apr 05, 2006 at 06:12:08PM -0300, Bruno Buys wrote:
>    Olá a todos!
>    Entrei na lista de usuários em português anteontem, sou fã do debian
> e do seu compromisso com o software livre.
>    Minha primeira pergunta:
>    Quando envio email em português (usando meu thunderbird do debian
> setado pra utf-8) e recebo um reply de alguns amigos, ou o meu texto
> fica com caracteres estranhos, ou o deles. Na janela da msg de reply, se
> eu mudar a codificação pra iso-8859-1, inverte, o meu fica com
> caracteres estranhos, e o deles não. Quer dizer, no mesmo corpo de
> [...]

Eu não uso o thunderbird, mas você tem que procurar alguma
opção de configuração parecida "Codificação a usar caso o
email chegue sem essa informação", e escolher iso-8859-1.

O seu email, por exemplo, chegou com o cabeçalho que informa
que ele está codificado como utf-8:

Agora, se o problema é nos emails que você recebe como
resposta, então, será preciso sugerir aos seus amigos para
usar um cliente de email melhor.  Teoricamente, você não
precisa saber qual codificação o destinatário usa. O
programa de email dele é que tem que saber fazer a
conversão.

Um texto de uma língua Européia Ocidental codificado como
utf-8 é visto com se fosse iso-8859-1 e fica com Ã-,
ü, etc... no lugar de cada letra acentuada. Um texto
codificado como iso-8859-1 não pode ter as letras acentuadas
exibidas em utf-8. Elas são todas substituídas por um mesmo
caractere: "?", "x", ou um pequeno retângulo.

Espero que essas informações ajude em alguma coisa,

--
Jakson A. Aquino
http://distante.dyndns.org:8280/index.pt.html