codificação de texto em email?

   Olá a todos!
Entrei na lista de usuários em português anteontem, sou fã do debian e do seu compromisso com o software livre.
   Minha primeira pergunta:
Quando envio email em português (usando meu thunderbird do debian setado pra utf-8) e recebo um reply de alguns amigos, ou o meu texto fica com caracteres estranhos, ou o deles. Na janela da msg de reply, se eu mudar a codificação pra iso-8859-1, inverte, o meu fica com caracteres estranhos, e o deles não. Quer dizer, no mesmo corpo de texto, porém parágrafos diferentes, posso ter duas codificações diferentes?? Como faço pra eliminar isso? Se eu não sei que codificação um destinatário usa, qual a mais indicada pra eu usar, para não ocorrer erros de caracteres esquisitos?
Obrigado!