Estrutura de diretórios

Olá pessoal,

Comecei a estudar o guiafoca,mas logo no inicio detectei uma informação incompleta em comparação com que tenho no meu Debian Sarge .O qua acontece é uma diferença na estrutura básica de diretórios na raiz do sistema.No Debian Satge tem mais alguns ítens que o foca não explica,são eles:

diretórios que estão no debian sarge,mas não estão no focalinux

/initrd

/media

/opt

/srv

/sys

Com isto não tenho como saber,pelo menos ao usar o foca,para que servem,onde encontrar a explicação técnica,ou um manual mais completo(em português)?
Outra pergunta seria  :  Esta diferença é só no Debian ou é padrão nas distros e o foca está  desatualizado?

Grato pela ajuda.

--
Marcos Fiszer