Re: melhor editor para...

Se os dois estão no linux você pode executar o seguinte comando:

tar -zc arquivo_12mb |split --numeric-suffixes -b 1m - arq_

É só substituir o arquivo_12mb pelo nome do seu arquivo de 12mb.
Esse comando vai gerar vários arquivos com nomes assim:
arq_00, arq_01, arq_02... e assim por diante.

Dai você pega esses arquivos e manda por e-mail para seu amigo que coloca
todos em um diretório e executa o seguinte comando:

cat arq_* | tar -zx

Pronto!
Para ter certeza que tudo deu certo sugiro pegar um hash MD5 do seu arquivo e
enviar por e-mail para que seu amigo possa validar o arquivo do outro lado.

Mais infos:
man tar
man split
man md5sum

Se tiver duvidas pergunte aqui na lista.

Boa sorte!

Cesar Gimenes