Re: melhor editor para...

Pergunta legal, não lembro de nunca ter me perguntado isso.. no windows
faria com o o winrar. O winzip tambem faz isso.

No seu caso, dei uma olhada no manual do comando tar e vi que o parametro -m
cria arquivos volumes. Não testei pois estou em um windows agora e não estou
com nada para emular.
Faça o teste e depois se puder responda se funcionou

Marcos