Re: EXT: tamanho máximo de arquivo, limitado por arquitetura??

Em Quinta 23 Março 2006 02:34, Heitor Moraes escreveu:
>  Engraçado, agora que vc falou fui olhar a documentação o vFat suporta
>  arquivos de até 4GB e o Ext2 tá listado com suporte a 16GB nas piores
>  condições.

Tem razão quanto ao vfat, que no caso de FAT32 suporta arquivos de até 4GB e
partições de até 128GB, já fat16 é ridículo, limitado a partições de 2GB.

Qualquer que seja o sistema de arquivos, o suporte ao tamanho máximo de um
arquivo ou do dispositivo como um todo deve ser suportado tanto pelo
filesystem quanto pelo Kernel... Kernels 2.4 tem as seguintes limitações com
Ext2/3:

Filesystem block size:     1kB        2kB        4kB        8kB

File size limit:          16GB      256GB     2048GB     2048GB
Filesystem size limit:  2047GB     8192GB    16384GB    32768GB

Ou seja, um único arquivo pode ter no máximo 2TB....

Com os kernels 2.6 em máquinas 32 bits, com a opção CONFIG_LBD ativada o
limite de tamanho dos arquivos passa para assombrosos 2^73 que vai beeeeem
além dos muitos exabytes.... o problema é que ainda não existem sistemas
capazes de lidar com isso.... as isso é outra história... o fato é que tenho
sistemas rodando em 32 bits com arquivos de mais de 40GB sem problemas com
ext3.... Seja como for, deve-se sempre lembrar que o VFS limita o tamanho dos
dispositivos de bloco em algumas ciscunstâncias.

Cansei de armazenar imagens completas de discos com 40GB ou 80GB apenas
fazendo um "cat /dev/hdX > /mnt/backup/hdX.dump".

Achei uns links bem interessante sobre o assunto, dê uma olhada:

  http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems#Limits
  http://en.wikipedia.org/wiki/Ext2
  http://e2fsprogs.sourceforge.net/ext2intro.html#section%3Avfs

--