Re: apache erro

Em Quarta 22 Março 2006 19:12, Guillermo Pereyra Irujo escreveu:
>  Carlucio Lopes escribió:
>  > cpd:/usr/local/apache2/conf# ../bin/apachectl restart
>  > httpd: Could not reliably determine the server's fully qualified domain
>  > name, using 127.0.0.1 for ServerName
>
>  Tem que adicionar a diretiva ServerName no mesmo httpd.conf.
>
>     ServerName um.nome.de.host.com.br

Olá a todos,

Na verdade... o causador desse problema "Clássico" nos Apaches mal
configurados é que o próprio servidor não possui um FQDN configurado.

Para saber se o servidor possui um FQDN devidamente configurado, verifique se
o comando "hostname -f" resulta em um nome de host FQDN (por exemplo:
servidor.empresa.com.br, no lugar de somente "servidor").

Se for o que estou pensando, vai aparecer somente o nome curto do servidor (No
nosso exemplo, somente "servidor").

Mas não se desespere.... para corrigir isso (e evitar futuros problemas com
outros serviços de rede também), adicione/altere a linha que configura o nome
do host no arquivo /etc/hosts, ficando mais ou menos assim:

200.1.2.3         servidor.empresa.com.br       servidor
-----\/-----        ---------------\/--------------      -----\/-----
IP do Servidor       FQDN do servidor         Nome curto do servidor

Verifique também se o arquivo /etc/hostname possui em seu conteúdo "somente" o
nome curto do servidor, tipo:

# cat /etc/hostname
servidor

Caso tenha que mudar o nome do servidor no arquivo /etc/hostname, redefina-o
com o comando "hostname -F /etc/hostname".

Agora repita o comando "hostname -f" e veja se o nome completo do servidor é
mostrado, por exemplo:

# hostname -f
servidor.empresa.com.br

Se tudo estiver nos conformes, basta reiniciar (ou iniciar...) o serviço do
apache que deve funcionar...

Espero ter ajudado.

--
Marcos S. Trazzini