Re: duvida sobre permissoes

Em 21/03/06, Luiz Fernando C Camargo<lfcamar@gmail.com> escreveu:

> [...]
>
>  luiz@debian:~$ /sbin/halt
>  halt: must be superuser.
>  luiz@debian:~$ ls -l /sbin/halt
>  -rwxr-xr-x  1 root root 9808 2006-02-09 22:23 /sbin/halt
>  luiz@debian:~$ ls -ld /sbin
>  drwxr-xr-x  2 root root 4392 2006-03-20 13:34 /sbin
>
> Eu pensei que eu, usuário luiz, tivesse direito de execução do
> programa halt, já que a permissão de execução do comando halt
> para outros é 'r-x'.  Isto não significa leitura E execução?
>
> Chute meu: será que é assim porque o halt vai executar outros
> programas para os quais eu não tenho permissão?

Alguns programas ignoram as permissões do sistema de arquivos e só
permitem a execução mediante algumas premissas (ex: ser superuser,
fazer parte do grupo root, pertencer a um grupo específico. O iptables
é um exemplo perfeito. Às vezes você consegue acesso ao programa mas
não aos arquivos ou outros comando de que ele necessita.

> 2ª pergunta:
>
>  luiz@debian:~$ /sbin/halt
>  halt: must be superuser.
>  luiz@debian:~$ /sbin/shutdown
>  shutdown: you must be root to do that!
>
> Tem alguma diferença entre root e superuser?

Teoricamente, root é o nome de um usuário e superuser diz-se de
qualquer usuário com id=0 (em /etc/passwd). Idealmente, os programas
deveriam checar se você tem permissão de admin checando se o valor do
seu ID = 0. Mas eu não sei se todos funcionam assim ...

> Obrigado, Luiz Fernando

De nada,
Fabiano