duvida sobre permissoes

Tenho duas perguntas, provavelmente muito idiotas, mas vou arriscar,
espero que ninguém se aborreça com isso:

1ª pergunta:

 luiz@debian:~$ /sbin/halt
 halt: must be superuser.
 luiz@debian:~$ ls -l /sbin/halt
 -rwxr-xr-x  1 root root 9808 2006-02-09 22:23 /sbin/halt
 luiz@debian:~$ ls -ld /sbin
 drwxr-xr-x  2 root root 4392 2006-03-20 13:34 /sbin

Eu pensei que eu, usuário luiz, tivesse direito de execução do
programa halt, já que a permissão de execução do comando halt
para outros é 'r-x'.  Isto não significa leitura E execução?

Chute meu: será que é assim porque o halt vai executar outros
programas para os quais eu não tenho permissão?

2ª pergunta:

 luiz@debian:~$ /sbin/halt
 halt: must be superuser.
 luiz@debian:~$ /sbin/shutdown
 shutdown: you must be root to do that!

Tem alguma diferença entre root e superuser?

Obrigado, Luiz Fernando