Re: ReiserFS X EXT3

Henrique de Moraes Holschuh wrote:
On Wed, 15 Mar 2006, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

(ex: no ext3, a busca na lista de arquivos num diretório é linear, e no

tune2fs -O dir_index  (mas leia o manual antes! vai precisar um fsck para
ativar o dir_index).

B-Trees só são úteis se as suas aplicações pedirem um arquivo específico no
lugar de tentarem enumerar todos os arquivos de um diretório.  Elas degradam
performance nesse caso (na ext3 e que eu saiba no ReiserFS 3 também).

Pra falar a verdade, não sei nem se é B-Tree (bom, tive que olhar no site agora <http://www.namesys.com/>, é B+Tree, e lá tem muita coisa pra ler, inclusive "What Are B+Trees, and Why Are They Better than B-Trees" " Dancing Trees Are Faster Than Balanced Trees" e várias outras coisas interessantes), nem estou por dentro de tantos detalhes. Mas se o ext3 vem configurado daquele jeito, é por um bom motivo...

Mas o fato que observei em vários artigos na net é que, na configuração default dos FSs, o reiser é, na média, mais rápido com um uso de CPU um pouco maior do que o ext3.

Agora viajando um pouco, eu li algum tempo atrás uns artigos falando de um tal de ZFS (da Sun).... parecia algo fantástico, que iria resolver muitos problemas... mas nunca mais ouvi falar disso. Outra coisa, que as vezes faz falta, é a famosa compressão on-the-fly de arquivos (coisa que o NTFS faz faz um bom tempo - desde o WinNT - e o linux até hoje nos deixa na mão). PARECE que com o reiser4, há plugins que permitem esse tipo de coisa... mas já é arriscar muito com meus precisos dados... :-)

--
Marcos