Re: 1 GB ram em kernel 2.4

Olá,

On Wed, Mar 15, 2006 at 12:24:30PM -0300, Maxwillian Miorim wrote:
> Não posso confirmar se os kernels com SMP têm HIGHMEM, mas não dvem
> ser utilizados em máquinas monoprocessadas, afeta drasticamente o
> desempenho.

Confirmo que os kernels -smp do Debian vem com suporte a HIGHMEM
habilitado. Sempre os utilizei quando precisei de suporte a grandes
quantidades de memória.

Porém, não posso confirmar que os mesmos degradam a performance porque
sempre que os utilizei foi em máquinas com grandes quantidades de memória
(1GB ou mais), mas que possuíam também mais de um processador.

Infelizmente, minha pobre máquina pessoal, que possui apenas um único
processador, só possui 256MB de memória e, portanto, não tenho como testar
isso por aqui.

> Quanto ao discovery, neste caso não tem relação alguma pois é um
> recurso do kernel desabilitado e não a instalação de um dispositivo
> (que poderia ser feita manualmente sem o uso de mais um daemon para
> deixar o sistema mais lento)

Sim, não teria relação alguma, já que o suporte a HIGHMEM é algo que deve
ser habilitado na configuração do kernel. Não creio nem que seja possível,
por exemplo, compilar o suporte a HIGHMEM como um módulo : ou é compilado
como built-in (Y) ou não habilitado.

Ah ! E o nome do serviço é discover e não discovery :-) (Sei que não foi
você quem escreveu o nome errado incialmente, sé estou comentando).

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||