Diagnosticar problema de hardware

Pessoal,

A fonte de um servidor meu e queimou. Depois de trocá-la, parece que
houve danos ao restante do hardware. Tenhos quase certeza que foi
isso, mas estou com problemas para diagnosticar o(s) problemas.

O primeiro problema é com a interface de rede. Antes da pane tudo
estava funcionando perfeitamente. Depois a máquina não consegue
alcançar (ping) nenhuma das minhas máquinas da rede interna e (muito
menos) externa. O contrário também vale: ninguém consegue vê-la.

Usei o `ifconfig' e tudo parece estar bem. Mas não sei se ele é
ferramenta mais apropriada para diagnosticar esse problema.

O segundo sintoma aparece depois que a máquina fica algum tempo
ligada. Algumas mensagens de erro referentes a IRQs começam a ser
mostradas no terminal. Também há uns erros DMA. A transcrição está
abaixo: (pode haver erros aqui. obviamente, tive que copiar tudo
manualmente da tela)

Disabling IRQ #14
hda: dma_timer_expiry: dma status = 0x24
hda: DMA interrupt recovery
hda: lost interrupt
hda: dma_timer_expiry: dma status = 0x24

Parece que o disco rígido foi danificado. O que vocês acham? Será que
tem como recuperar este disco (ou pelo menos parte dele)? O problema
com a interface de rede pode estar relacionado com isso?

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e