Re: Criar atalho para um arquivo .sh

Muito superficialmente os arquivo .sh são os .bat do Win.

Para executa-los no Debian é necessário o ./ antes do arquivo qdo executados direto de sua path.

Ficando assim: ./arquivo.sh

Tanto que para iniciar ou parar qualquer serviço, sendo este executado direto em sua path, seria ./apache2 stop

Se passar o caminho completo, não é necessário o ./

Por exemplo /etc/init.d/apache2 stop

Mas resolvi da melhor forma, alterei a config. do Gnome para um clique duplo executar um arquivo texto executável (.sh). Só recorro ao modo texto qdo não tem outro recurso, o que é raro não ter um GUI, ou se preciso de um pente fino.

Ai foi só criar uma ligação para o arquivo em /usr/local/bin no menu do Gnome.

Quanto as permissões, a execução é tranquila qdo copiada pelo root para o /usr/local/bin, aqui vai por padrão.

Zandre Bran.

On 3/10/06, Guillermo Pereyra Irujo <gpirujo@comtron.com.ar> wrote:
zandre bran escribió:
> Guillermo, lançador, ligação, link, atalho...

Mmmm... um link? O que eu entendo como um link se faze com

    ln -s /onde/esteja/o/archivo.sh /onde/quiser/o/link

mas não entendo a relação com o comentário seguinte

>      > Afinal ele só executado com ./arquivo.sh

O qué é que você _não_ quer? Executar com ./ adeante? Põa o script no
PATH. Executar com .sh ao fim? Apague-lo!

    mv arquivo.sh arquivo

O importante para executar um script é que tenha a permissão de execução
e o pathname do intérprete na primeira linha. A extensão é só para os
usuários.

Estou bem agora com a resposta? Por favor me diga se não.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina