apt-get problemas.

Boa noite a todos.

Estou com um problema com o apt-get.
meu sources.list possui alguns enderecos que o apt nao consegue resolver,
ou seja: quando eu faco uma requisicao de atualizacao ou instalacao, o apt nao consegue localizar os nomes do dominio, fazendo com que seja buscado em 10.0.0.0, que nao eh o ip do source.

preciso fazer as atualizacoes do debian, via "apt-get update" e "apt-get -f install"
mas nenhum endereco eh localizado.
jah tentei colocar o ip manualmente na lista, alguns casos funcionaram mas muitos outros nao.
jah adicionei varios sources diferentes, e em nenhum deles o apt consegue conectar, muitas vezes, dah timeout e tenta pegar o proximo da lista, que tambem dah timeout, ou seja, nenhum endereco funciona.
embora consiga conectar-me a diversos servicos na net normalmente

eh um problema de dns?
eh um problema no apt-get?
se alguem puder me ajudar ficaria muit grato

obrigado pela atencao de todos

Lucas Ceni
+55 41 9945-0805