Re: imagem de inicialização do cd do debian, kurumin, ubuntu toda branca

Rapaz, eu já tive esse problema com várias distros e vários computadores diferente.
De modo geral, o monitor não fazia diferença.
Já a placa de vídeo...

Cheguei a conclusão que o erro é mais comum em placas de video mais recentes. Comigo só a imagem ficava em branco. A parte textual nas últimas linhas costumava aparecer normalmente. E numa mesma máquina, às vezes o GRUB funcionava normalmente com imagem de fundo e o lilo no boot-cd não. Eventualmente eu precisava remover a imagem de fundo (notoriamente no redhat) para o grub funcionar corretamente.

Acredito que em 40% das vezes eram placas Nvidia manufaturadas por empresas pequenas. Outro 40% eram placas com chip Via e video on-board.

Em vários casos eu testei o X (só por curiosidade) com driver vesa e funcionou.
Já o console, em algumas, só à 80x24 mesmo.

Pra terminar o assunto "placas de video esquisitas", algumas nvidia ficam loucas quando você usa framebuffer no terminal e o driver "nvidia" no X. Nessas, bastava informar "claramente" o dispositívo de saída de video, nas configurações do driver de video, e o problema acabava.