Anta de rede versus roteador desconhecido

Oi pessoas,

eu entendo pouquíssimo de redes e me dou incrivelmente mal com o modo
"moderno" de fazer as coisas, em que quando você pergunta como fazer
uma coisa X te respondem "instale o pacote tal e aperte o botão"... os
botões não têm funcionado direito no meu caso e eu nunca sei quais são
os pacotes mágicos certos. Vou descrever o método dinossáurico pelo
qual eu estou tentando fazer uma configuração de rede e torcer pra
alguém resolver me ajudar.

Idéia geral: o meu "ambiente" (meus rcfiles, essas coisas) é
empacotado num arquivo tgz e uma cópia desse tgz é posta num canto da
minha página. Eu costumo configurar o Debian o mínimo possível; ao
invés de esperar que os init scripts inicializem tudo por si sós eu
rodo umas funções de shell na mão assim que eu logo, e elas fazem o
que os init scripts deveriam (???) fazer. Por exemplo, eu rodo "ii"
numa certa máquina, onde a função "ii" é definida no meu .zshrc como
isso aqui:

  function ii () {
    sudo poff -a
    sudo ifconfig eth0 down
    sudo ifconfig eth0 192.168.0.4 up
    sudo route add default gw 192.168.0.1
  }

e isso configura a rede pra usar o Velox através de um roteador.

Problema: eu me mudei, e no apartamento que eu estou dividindo agora
tem uma rede - também Velox+roteador - com uma configuração que eu não
entendo, e que não estou conseguindo usar.

A minha configuração antiga (a da função "ii") era assim - acho; mas
posso estar errando montes de detalhes ou por lembrar errado ou por
ter entendido mal:

  ________________     ______        ______
 |                |   |      |      |      |
 | meu computador |   | lea  |      | ogro |
 |  (persephone)  |   | (W$) |      | (W$) |
 |________________|   |______|      |______|
    192.168.0.4      192.168.0.3   192.168.0.2
	    \	       	  |	       /
	     \__________  |  _________/
             	        \ | /
                    _192.168.0.1_
                   |             |
                   |  roteador   |
                   |_____________|
		     200.10.20.30

		      _*.*.*.*__
		     |  	|
		     |  modem   |
		     |  ADSL    |
		     |__________|
		     200.10.20.30

			  :
			  :
			mundo
		       exterior

Os dotted quads indicam em que endereço cada computador está
escutando, e no diagrama eu estou fingindo que da última vez que que
eu liguei tudo, conectei no Velox e me autentiquei a Telemar me deu o
IP 200.10.20.30. Ah, acho que a "lea" usava um IP fixo (192.168.0.3)
mas o "ogro" não - o ogro usava alguma mágica de Windows, talvez algo
relacionado com DHCP, mas eu não entendo nem de W$ nem de DHCP.

Obs: a Léa e o Ogro são os meus pais ("Ogro" é apelido, claro). Um dia
eles chamaram um técnico e quando eu cheguei em casa de noite todo
mundo já podia usar o Velox ao mesmo tempo, graças ao roteador, e eu
não vi como o técnico configurou o roteador e os W$s... Mas, bom, se
os meus pais fossem depender das minhas habilidades como sysadmin a
gente não conseguiria compartilhar a conexão de lá em menos de 20
anos.

Quanto aos DNSs: alguém do canal de IRC #debian-br me deu uma lista de
uns 10 endereços de DNS da Telemar e eu fiz uma funçãozinha de shell
que para cada um desses endereços de DNS preparava um /etc/resolv.conf
só com ele, aí tentava resolver um nome de domínio, e me dizia quanto
tempo levava. Aí eu preparei na mão um /etc/resolv.conf com os dois
DNSs que respondiam mais rápidos.

Ah, e esse roteador - o da casa dos meus pais - tinha uma interface
http - em http://192.168.0.254/, acho.

A situação atual
================
Fisicamente, a configuração na casa pra qual eu me mudei é a seguinte:

  ________________     ________
 |                |   |        |
 | meu computador |   | camila |
 |  (persephone)  |   |  (W$)  |
 |________________|   |________|
       ?.?.?.?         ?.?.?.?
	    \	       	  |
	     \__________  |
             	        \ |
                    ___?.?.?.?___
                   |             |
                   |  roteador   |
                   |_____________|
		       ?.?.?.?

		      _?.?.?.?__
		     |  	|
		     |  modem   |
		     |  ADSL    |
		     |__________|
		       ?.?.?.?

			  :
			  :
			mundo
		       exterior

O computador da Camila (que roda W$) fala alegremente com o mundo
exterior pelo Velox, e, o que eu acho mais estranho, ele parece não
perceber diferença se está ligado ao modem ADSL direto ou via
roteador... ou o W$ está detectando a mudança e se adaptando ou o
roteador está se comportando como se fosse transparente...

Mexendo em janelinhas do W$ a gente conseguiu descobrir as seguintes
informações, que eu ainda não sei direito como pôr no diagrama:

  Status do Velox:
    200.217.72.1     Servidor
    201.51.43.228    Cliente

    169.254.155.219  um outro IP que eu esqueci de anotar o que era :-(
    200.222.0.34     DNS

Então: socorro! Na primeira situação (casa dos meus pais) eu consegui
acessar a interface web do roteador e descobrir que IPs usar; na
situação nova (casa da Camila) eu tou bastante perdido... o roteador
misterioso não tem manual, a marca dele é EDIMAX (só que o "E" é um
Sigma maiúsculo) e tudo que eu sei sobre o modelo é que ele é um
"9-port router", "made in China", e parece ter vários anos de idade...

Vocês têm sugestões?

Assim que eu conseguir alguma coisa eu vou postar os scripts aqui na
lista. Por enquanto os scripts que eu usava (desculpem a falta de
documentação), "ii" e amigos, estão num pedaço do meu .zshrc:

  http://angg.twu.net/.zshrc.html#Xfontslists

Sei lá, valeu,
  Eduardo Ochs
  eduardoochs@gmail.com
  http://angg.twu.net/

P.S.: um amigo meu do Debian-RJ - Luiz Carcerelli - me sugeriu o
seguinte: "apt-get install dhcp3-client dhcp3-common; sudo ifconfig
eth0 down; dhclient". Vou tentar...