Re: Baguncei meus pacotes

On 2/23/06, zandre bran <zandrebran@gmail.com> wrote:
> Quando aconteceu isto comigo os comandos:
>
>  apt-get -f install

Este -f me parece que serve para consertar dependências quebradas. Mas
parece que as dependências do meu sistema estão corretas, este comando
não faz muita coisa. As mensagens de erro parecem indicar que há
problemas com os arquivos de configuração, não entre as dependências.
Aliás, foi por isso que resolvi usar o purge anteriormente.

A opção -f parecia equivalente nos manuais do apt-get e aptitude, por
isso tentei com os dois. Mas os resultados foram um pouco diferentes:

----------------
% apt-get -f install
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos
e 0 não atualizados.

% aptitude -f install
<<Execução normal até aqui>>
Apagando arquivos de configuração de apache ...
Can't call method "description" on an undefined value at
/usr/share/perl5/Debconf/Question.pm line 76, <GEN0> line 1.
dpkg: erro processando apache (--purge):
 subprocesso post-removal script retornou código de saída de error 9
Removendo libapache-mod-fastcgi ...
dpkg: erro processando libapache-mod-fastcgi (--purge):
 subprocesso pre-removal script retornou código de saída de error 1
Erros foram encontrados durante processamento de:
 apache
 libapache-mod-fastcgi
Ack! Algo ruim aconteceu durante a instalação de pacotes. Tentando recuperar:
----------------

Acho que o aptitude tentou desinstalar os pacotes quando executei o
'-f install' por que eles haviam sido agendados para remoção por um
comando anterior que não pôde ser completado com sucesso.

>  dpkg -configure -a

Esta opção --configure parece que é usada para gerar os arquivos de
configuração. Ela não fez nada no meu sistema (pelo menos não houve
saída do dpkg para o terminal).

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e