Baguncei meus pacotes

Pessoal,

Desculpem a mensagem longa, estou com um problema e tentando fornecer
o máximo de informação possível. Foi inevitável que a coisa saísse do
controle.

Parei um processo de instalação ou desinstalação de pacotes no meio do
caminho pressionando Ctrl-C. Se isso for relevante, eu estava usando o
programa aptitude.

Depois do meu pequeno descuido, tentei instalar o pacote novamente
'por cima' da instalação estragada. Não tenho mais as mensagens de
erro (a não ser que eu possa encontrá-las em algum log escondido num
canto escuro do meu sistema), mas lembro que não deu certo.

O próximo passo foi tentar remover o pacote mantendo os arquivos de
configuração (comando remove) para depois refazer a instalação. Mesmo
problema aqui. Desconfio que como houve um processo interrompido,
alguma informação necessária à desinstalação não foi gravada.

Ainda tentei reinstalar mas sem sucesso. O instalador ficava
reclamando que havia arquivos de configuração antigos e se recusava a
completar corretamente a instalação.

Foi aí que eu resolvi Ler a Porra do Manual (tm) e descobri o comando
purge do aptitude. Ele também não resolveu o problema, estou anexando
a saída do aptitude para este comando purge e um install posterior a
ele ao final da mensagem.

Em todas as tentativas utilizei o aptitude. Os pacotes que eu estava
tentando instalar são apache, libapache-mod-fastcgi e libfcgi-ruby1.8.
O que deu problema foi o libapache-mod-fastcgi. Além disso, posso ter
apagado alguns arquivos de configuracao manualmente no meio do caminho
antes do purge.

Estou preparado para começar a cirurgia no sistema, só preciso que
algum cirurgião mais experiente me ajude nessa. Espero poder
encontrá-lo aqui no grupo. Posso publicar um artigo sobre isso depois
que resolvermos o problema (se já não houver, claro).

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e

---- Inicio dos logs ----
% aptitude purge apache libapache-mod-fastcgi libfcgi-ruby1.8

Reading Package Lists... 0%

Reading Package Lists... 100%

Reading Package Lists... Done

Building Dependency Tree... 0%

Building Dependency Tree... 0%

Building Dependency Tree... 0%

Building Dependency Tree... 50%

Building Dependency Tree... 50%

Building Dependency Tree... 68%

Building Dependency Tree... 98%

Building Dependency Tree

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 50%

Reading extended state information

Initializing package states... 0%

Initializing package states... 30%

Initializing package states... Done

Reading task descriptions... 0%

Reading task descriptions... 13%

Reading task descriptions... Done
The following packages are unused and will be REMOVED:
  apache-common apache2-utils libapr0 libfcgi0
The following packages will be REMOVED:
  apache libapache-mod-fastcgi libfcgi-ruby1.8
0 packages upgraded, 0 newly installed, 7 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 0B of archives. After unpacking 5546kB will be freed.
Do you want to continue? [Y/n/?]
Writing extended state information... 0%

Writing extended state information... 0%

Writing extended state information... 51%

Writing extended state information... Done

(Reading database ... 68336 files and directories currently installed.)
Removing apache ...
Purging configuration files for apache ...
Can't call method "description" on an undefined value at
/usr/share/perl5/Debconf/Question.pm line 76, <GEN0> line 1.
dpkg: error processing apache (--purge):
 subprocess post-removal script returned error exit status 9
Removing libapache-mod-fastcgi ...
dpkg: error processing libapache-mod-fastcgi (--purge):
 subprocess pre-removal script returned error exit status 1
 apache
 libapache-mod-fastcgi
Ack!  Something bad happened while installing packages.  Trying to recover:

Reading Package Lists... 0%

Reading Package Lists... 0%

Reading Package Lists... 0%

Reading Package Lists... Done

Building Dependency Tree... 0%

Building Dependency Tree... 0%

Building Dependency Tree... 50%

Building Dependency Tree... 50%

Building Dependency Tree... 60%

Building Dependency Tree... 89%

Building Dependency Tree

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 32%

[...]

% aptitude install apache libapache-mod-fastcgi libfcgi-ruby1.8

[...]

Building Dependency Tree... 54%

Building Dependency Tree... 84%

Building Dependency Tree

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 17%

Reading extended state information... 85%

Reading extended state information

Initializing package states... 0%

Initializing package states... Done

Reading task descriptions... 0%

Reading task descriptions... 13%

Reading task descriptions... Done
No packages will be installed, upgraded, or removed.
0 packages upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 0B of archives. After unpacking 0B will be used.

Writing extended state information... 0%

Writing extended state information... 0%

Writing extended state information... 50%

[...]

Building Dependency Tree... 73%

Building Dependency Tree

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 0%

Reading extended state information... 72%