Re: suporte a versão etch, ciclos de lançamentos

On 02/20/2006 01:07 AM, Heitor Moraes wrote:
> Um aspecto legal é a idéia de reduzir o número de plataformas no
> lançamento oficial, isso dá mais dinâmica ao lançamento - é como
> diminuir a carga nas costas da mula.

	Ahhh... não vai se reduzir o número de plataformas no
lançamento oficial se as plataformas estiverem qualificadas. :-)
O que mudou é que agora há regras para que as plataformas sejam
consideradas parte do lançamento oficial e tenham todo o suporte
da infra-estrutura do Debian (mirror, segurança, buildd e assim
por diante).

	À época da Proposta Vancouver isso foi extremamente
discutido pois muitas arquiteturas seria desqualificadas, no
entanto, os porters e administradores trabalharam bem, em
[1]recente relatório, das 12 arquiteturas apenas 04 não se
qualificaram e três delas estavam em plenas condições de
serem incluídas.

1.http://release.debian.org/etch_arch_qualify.html

	Por várias vezes foi dito que as arquiteturas não são
o problema dos atrasos, o que realmente atrasa são arquiteturas
sem cuidado, largadas, que evitam o fluxo normal de trabalho do
Time de Release, dos desenvolvedores e o ciclo de vida "normal"
dos pacotes.

> Infelizmente isso tem sido confundido com o "completo abandono" de
> algumas plataformas - o que não se reflete na idéia.

	Da forma como eu entendo e como vi a discussão, a
grande questão seria corrigir problemas em pacotes nas
arquiteturas que deixam de ser oficiais, pois alguns
mantenedores não gostam do número de arquiteturas que o
Debian suporta, com isso, já é difícil que eles colaborem
com arquiteturas oficiais, imagine se elas tornaram-se não
oficiais.

	Ainda assim, isso é mais especulação do que realidade,
só vamos saber quais arquiteturas serão lançadas alguns meses
antes do fim do ano... a bem da verdade, é difícil manter uma
arquitetura se ela não for oficial, mas não é impossível, é
só ver o pessoal do AMD64 que mantém um porte não oficial, sem
usar a infra-estrutura "oficial" do Debian desde o lançamento
do Sarge (junho.2005).

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)