Re: Multiterminais Linux (Multiheads) - AJUDA!!!

On Tue, 14 Feb 2006 18:42:35 +0000
Ronald Emerson Scherolt da Costa <scherolt@gmail.com> wrote:

> Caros amigos da lista,
>
> Estou testando um sistema de multiterminais com um How-to da UFPR...

Eu também. E estou usando a solução 5, igual a você.

> Estou encontrando alguns problemas que podem ser erros meus... mas
> como quando a gente está muito envolvido com algo pode nem notar
> certos descuidos... solicito ajuda....

Realmente, simplesmente seguir o tutorial não deu certo comigo.

> Acessem a página onde tem as fotos do estágio atual...e os arquivos
> de configuração, bem como o link para o How-to usado....
>
> http://www.scherolt.homelinux.org/sistemas/multiterminais_linux/

OK. acessei. E não se desculpe por usar um e-mail do hotmail. Afinal,
hotmail é freeBSD, apache, mysql, php.

> Quem estiver em brasília e quiser ajudar "in loco", estou no Instituto
> Superior Nossa Senhora de Fátima, que fica no endereço abaixo...
>
> SGAS - Q. 906 - CONJ. "F" - CEP.:70390-060 Brasília - DF
> (fica na entrada do parque - atrás do colégio La Salle)
>
> Uma idéia quem sabe colocar algo assim (pronto e fácil)
> em alguma distro  (*BIG LINUX) de forma grátis...
>
> Valeu pela ajuda....
> --

Antes de tudo, quero dizer que estou usando a solução 5 (Xephir) e
estou encontrando instabilidade. Estou trabalhando normalmente e o
servidor Xephir onde estou cai. O X não cai nem o servidor Xephir da
máquina ao lado. Estou pensando em experimentar a solução 3
(faketty). Tentei a solução 4 a um tempo atrás e não consegui.

Dito isto, vamos lá.

meu /etc/gdm/gdm.conf:

[servers]
# These are the standard servers.  You can add as many you want here
# and they will always be started.  Each line must start with a unique
# number and that will be the display number of that server.  Usually just
# the 0 server is used.
0=Hardware
1=Xephyr1
2=Xephyr2

Aqui, similar ao seu.

Por que tem que ter este '0=Hardware'??? Não sei, só sei que funciona
assim. E falando nele, olha ele aí embaixo:

[server-Hardware]
name=Hardware
command=/usr/X11R6/bin/X
handled=false
flexible=false

Novamente igual ao seu.

e a seguir, Os dois server-Xephir que rodam por cima do
server-hardware:

[server-Xephyr1]
name=Xephyr1
command=/usr/sbin/Xephyr.sh -display :0.0 -xauthority /var/lib/gdm/:0.Xauth -geometry 1024x768+0+0 -keyboard /dev/input/event0 -mouse /dev/input/event5,5 -use-evdev -dpi 92
handled=true
flexible=false

[server-Xephyr2]
name=Xephyr2
command=/usr/sbin/Xephyr.sh -display :0.1 -xauthority /var/lib/gdm/:0.Xauth -geometry 800x600+0+0 -keyboard /dev/input/event3 -mouse /dev/input/event1,5 -use-evdev -dpi 92
handled=true
flexible=false

E mais uma vez, igual ao seu.

De onde eu tirei estes event1, event2, etc? do arquivo
/proc/bus/input/devices, como está bem explicadinho no howto da
ufpr. E uma dica, conecte os dispositivos usb tudo e reinicie a
máquina, e lembre-se toda vez que trocar os bichos, vai desconfigurar
todo o seu multiterminal.

o ,5 no evento do mouse é por que meus mouses têm rodinha, como os
seus. Mas você já descobriu isto também.

nem mexi no arquivo devices.conf

Uma pergunta: sua versão do kernel suporta evdev?

De resto, acho que é seguir o howto.

Mas é bom você ir testando as cabeças uma por uma antes.

vai definindo o serverlayout de cada cabeça no /etc/X11/xorg.conf
assim:

# Placa de vídeo nova
Section "Device"
	Identifier	"NVidia GeForce4 MX 440 AGP 8x"
	Driver		"nv"
	BusID		"PCI:1:0"
	Screen		0
EndSection

# monitor da esquerda
Section "Monitor"
	Identifier	"Samsung SyncMaster 753dfx"
	HorizSync	30-70
	VertRefresh	50-160
	Option		"DPMS"
EndSection

Section "Screen"
	Identifier	"Screen esquerda"
	Device		"NVidia GeForce4 MX 440 AGP 8x"
	Monitor		"Samsung SyncMaster 753dfx"
	DefaultDepth	24
EndSection

Section "ServerLayout"
	Identifier	"esquerda"
	Screen		"Screen Esquerda"
	InputDevice	"Generic Keyboard"
	InputDevice	"Configured Mouse"
EndSection

Acho que é isto. Tente com duas cabeças antes, que fica mais fácil de
identificar o erro.

Outra coisa. Eu tenho um mouse ps2 e um usb. ou seja, minha
configuração é mais simples que a sua, com este conector de dois ps2
femea com um usb macho.

Uma coisa que fizemos diferente. eu usei a 'configuração manual'. no
xorg.conf nossas seções  'InputDevice' ficaram bem diferentes.

Olha as minhas:

Section "InputDevice"
	Identifier	"Teclado PS2"
	Driver		"kbd"
#	Driver		"keyboard"
#	Option		"CoreKeyboard"
#	Option		"XkbRules"	"xorg"
#	Option		"XkbModel"	"abnt2"
#	Option		"XkbLayout"	"br"
#	Option		"XkbVariant"	"abnt2"
#	Option		"XkbOptions"	"abnt2"
EndSection

#Section "InputDevice"
#	Identifier	"Configured Mouse"
#	Driver		"mouse"
#	Option		"CorePointer"
#	Option		"Device"		"/dev/input/mice"
#	Option		"Protocol"		"ImPS/2"
#	Option		"Emulate3Buttons"	"false"
#	Option		"ZAxisMapping"		"4 5"
#EndSection

Esta seção 'configuração do layout' não tinha quando li o howto a
primeira vez.

Bom. comigo funcionou a configuração manual.

Bom. vou parar por aqui por que este e-mail ficou no formato
vômito-de-ideias

Espero retorno.

    Paro por aqui, Fred

http://br.acesso.yahoo.com