Re: inodes numbers

On 2/3/06, João Ricardo wrote:
> então, tô começando no debian, gostaria de saber o que são os inode numbers?

Bom, faz muito tempo que eu tive aula de sistemas operacionais :)
então a minha explicação abaixo pode ter alguns errinhos nos detalhes,
mas deve estar certa no geral :)

Uma partição tem 3 grandes áreas:

- superbloco: contém informações gerais sobre o sistema de arquivos
(como o tamanho dos blocos de dados, por exemplo).
- tabela de nós: contém as informações sobre os arquivos propriamente
ditos (como dono, permissões, tamanho, e posição do primeiro bloco de
dados no disco). A tabela é na verdade um vetor e não contém os nomes
do arquivos.
- dados: o contéudo dos arquivos

Como a tabela de nós não tem nomes dos arquivos e é um vetor, os
arquivos são identificados no sistema operacional pela sua posição (ou
índice) nesse vetor. Esse índice do nó é o "inode".

Resumindo, o inode é um número, que identifica um arquivo numa partição.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/