Re: bzip2recover / ferramenta de bkp alternativa

On 1/26/06, Pedro_debian wrote:
> Estou com um sério problema de bkp; Ao testar um arquivo compactado com
> o tar (bz2), tive um retorno que o mesmo estava corrompido, o retorno
> foi: foram encontrados cabeçalhos base-64 obsoletos. No final pedia para
> eu rodar o bzip2recover. Assim o fiz ele dividiu o arquivo em 6420
> pedaços. Ao tentar juntar os mesmos com o bzip2 -dc rec* >
> arq-recuperado, recebo a mensagem que a lista de argumentos é muito
> longa. Alguém sabe por que? É por causa da quantidade de arquivos
> gerados? Tem alguma forma de forçar a exec. deste comando?

Sim, a lista de argumentos é muito longa por causa da quantidade
arquivos gerados. Para contornar esse problema você pode usar o xargs
(ls rec* | xargs bzip2 -dc > arq-recuperado). Isso deve precisar de
pequenas mudanças se houverem caracteres especiais nos nomes dos
arquivos 'rec*'.

É bem possível que isso não vai resolver seu problema de "cabeçalhos
base-64 obsoletos", que eu nunca tinha visto antes. Você compactou com
uma versão de bzip2 diferente da que esta usando agora?

Usar o find ao invés do xargs também resolve o problema da lista de argumentos.

> Os arquivos que estão compactados são compartilhados via samba com a
> rede windows, e possuem nomes grandes e também tem acentos, mas em
> arquivos com tamanhos (compactados) menores não dão problema.
>
> Existem outras ferramentas mais eficientes para se fazer bkp destes
> tipos de arquivos.

Se o problema é o tamanho do arquivo compactado, você pode fazer
backup de partes menores dos seus dados, gerando arquivos de backup
menores. Isso inclusive deve facilitar na hora de recuperar arquivos,
pois você não precisa recuperar muitos para reaproveitar poucos.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/