2 hds para o proftpd

Tenho um pequeno servidor rodando proftpd com dois hds. O de 15gb, que é principal já ta ficando cheio e tem um de 10 gb que eu pretendo usar. O problema é que ao mesmo tempo que as pessoas usam ftp, eu compartilho os arquivos delas pelo apache. Mais ou menos assim, www.meudominio.com.br/nomedapessoa/ftp/
Existe alguma forma do ftp ir balanceando entre os dois hds?

Outra coisa, quando um banco de dados mysql fica com muito tráfego, o que vocês fazem para deixar esse banco de dados em dois computadores? Tem como fazer isso?