Nautilus travando no Debian Sarge

Olá a todos,
estou rodando o Debian Sarge aqui no trabalho eu uso o Gnome e quando
abro o Nautilus e
ele vai mostrar o conteúdo do diretório $HOME ele trava,  com direito a
janelinha de
crash do  Gnome e tudo, a minha suposição que isto esteja acontecendo
seja porque o meu
diretório $HOME esteja com um número muito grande de arquivos, sei que
isto acontecia há
um bom tempo atrás em casa também (onde uso Debian Sid) e o meu $HOME é
quase igual o
que tenho aqui, mas vários aptitude dist-upgrade depois isto foi sanado
(no Debian SID) mas
não no Debian Sarge, a minha dúvida é :

A equipe de desenvolvimento do Nautilus sabe que isto ocorre ?
Se sabem, isto não pode ser considerado um BUG ?
Se não sabem, como faço para avisá-los ?
Existe alguma maneira de resolver este problema ?

Obrigado por toda ajuda

Flávio Alberto Lopes Soares