desinstalar programa sem instalar outros.

Ola pessoal como faço para desinstalar um programa sem que ele atualize outros ou tente instalar, por exemplo tenho uma máquina onde desativei o serviço de e-mail dela. Agora gostaria de desinstalar por completo o programa juntamente com os arquivos de configurações por isso estou utilizando o aptitude purge postfix so que quando dou esse comando ele pede para instalar estes pacotes exim4 exim4-base etc.....como faço para apenas desinstalar e que não permita instalar esses caras.

abraço a todos.