Re: tempo de inicialização de dispositivo

* pmarc (paulomarcondes@gmail.com) wrote:

> Márcio, vc não comenta na sua mensagem, mas estou aqui supondo que o
> problema seja com o PCI hotplug. É puro achismo, baseado na descricão
> do problema que vc mandou.

Sim, pelo que ví é no PCI-Hotplug, mas está relacionado ao tempo de
espera do kernel. Minha placa-mãe é daquelas antigas, quase nada on-board,
então tenho nela 4 placas PCI (uma de rede, uma SCSI, uma de som essa
USB), além da USB e IDE on-board que são do barramento PCI. Tenho também
uma placa de vídeo AGP.

Não experimentei o boot retirando algumas placas, para confirmar se os
10 segundos do kernel não estão sendo suficientes, mas o que me deixou
perplexo foi o fato de a placa funcionar no reboot. (na eletrônica
antiga a gente tinha a gíria do "esquentar", parece que a placa funciona
depois de "esquentar")

> Vc habilitou as opcões de PCI hotplug no seu kernel? Ou é um kernel
> vanilla?

É um kernel padrão compilado pelo kernel-team do debian, e está com as
opções habilitadas.

Minha outra suspeita é o ACPI, que pode estar economizando energia, ou a
fonte, que não está segurando a onda. MAs não sei como testar isso.

> Sei que não ajuda, mas é isso o que eu consegui pensar.

Nem tudo que não ajuda é descartavel ;)

--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail