compilando programas com java no debian

Olá pessoal,

    Baixei o java da SUN e fiz tudo como estava lá para instalar em meu
debian sarge, e tenho um pacote de programas escrito em java e quero
compilá-los , mas todos dão erro. Sou ingnorante em java não sei se
ele roda no linux abrindo a janela e mostrando a simulação em tempo
real ou se se precisa de uma página na internet para funciona por isso
preciso da ajuda de vocês porque tenhos muitos programas educativos e
gostaria de vê-los funcionando.
Vejam  o meu diretório.

wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/ising2d$ ls

AutoCorrelator.java  Ising2DApp.java     Ising2D.java
history.html         Ising2DApplet.java

wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/ising2d$
agora vou compilar com javac o Ising2D.java

wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/ising2d$ javac Ising2D.java

Found 6 semantic errors compiling "Ising2D.java":

     2. import org.opensourcephysics.display.*;
               ^---------------------------^
*** Semantic Error: You need to modify your classpath, sourcepath,
bootclasspath, and/or extdirs setup. Jikes could not find package
"org.opensourcephysics.display" in:
                /usr/lib/kaffe/pthreads/jre/lib/rt.jar
                .

     3. import org.opensourcephysics.display2d.*;
               ^-----------------------------^
*** Semantic Error: You need to modify your classpath, sourcepath,
bootclasspath, and/or extdirs setup. Jikes could not find package
"org.opensourcephysics.display2d" in:
                /usr/lib/kaffe/pthreads/jre/lib/rt.jar
                .

     6. public class Ising2D implements Drawable {
                                        ^------^
*** Semantic Error: Type "org.opensourcephysics.stp.ising2d.Drawable" was
not found.

    24.    private CellLattice lattice;  // Used only for drawing
                   ^---------^
*** Semantic Error: Type "org.opensourcephysics.stp.ising2d.CellLattice"
was not found.

    33.       lattice = new CellLattice(L,L);         // only used for
drawing
                            ^---------^
*** Semantic Error: Type "CellLattice" was not found.

    97.    public void draw (DrawingPanel panel, Graphics g) {
                             ^----------^
*** Semantic Error: Type "org.opensourcephysics.stp.ising2d.DrawingPanel"
was not found.
wel@Julia:~/kip/physics/org/opensourcephysics/stp/ising2d$
Não sei o que está acontecendo alguém pode me ajudar?

F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza
Campus Petrônio Portela