Re: Duvida - midia backup

Rodrigo,

Eu trabalho apenas com backup e armazenamento em uma consultoria, e já vi backup em todo tipo de midia que vc possa imaginar (HD, CD, DVD, Disquete, Pen Drive, Zip Drive, MOD, Fitas magnéticas).
Até o presente momento, tirando o M.O.D. (que é absordumente caro), o único método seguro de backup é fita magnética.
Pelo seu volume e tipo de dado que vc comentou (compressão baixa) vc tem que considerar uma solução que tenha como capacidade nominal a sua quantidade de dados.
Hoje vc está com 100 GB, até o final do ano com 200 (segundo vc), agora, se vc quiser usar apenas uma midia em cada backup, ai vai ficar caro, pois hoje a unica midia que garante uma capacidade nominal de 200GB é a Ultrium2 (aprox. R$ 500,00 a midia) e uns R$ 15.000,00 a unidade de gravação.
Eu recomendaria antes de tudo, vc fazer uma teste com uma unidade de backup (pedir pro fornecedor te fazer esse teste ou algo assim) pra vc realmente ver a taxa de compressão que está sendo feita.
Depois disso, caso os arquivos não fossem comprimiveis, eu recomendária vc adquirir uma SuperDLT 160/320, as mídias são metade do preço da Ultrium2 (e a unidade tb...)
Mas pra tudo se dá uma solução, vai dá verba disponivel.
Me coloco à disposição da comunidade no quesito "backup"

Att
Jackson

Em 21/01/06, Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
Rodrigo Resende wrote:

> Ola lista...blz
> Pessoal estou fazendo um levantamento para criacao de
> uma politica de backup.
> Hoje possuimos um total de 102Gb que deve ser feito
> backup e a tendencia sera dobrar este valor ate o
> final do ano, sao arquivos atualizados constantemente.
> Entao queria opinioes sobre qual o melhor metodo que
> devo usar aqui, dvd(quase 20-dvds, dat,??).
> Agradeco se alguem puder opinar.

Cara, vc tem ver uma série de coisas, além das outras coisas já mencionadas:

* Qto tempo vc tem de janela pra fazer o backup? Lembre-se q não é nem um
pouco interessante fazer backup com as coisas rodando (nem as empresas de
cartão de crédito fazem isso, pra quem já teve o desprazer de tentar pagar
uma conta nessas horas)
* O backup precisa ser acessível rapidamente?
* O backup precisa durar qto tempo? Todo ele? Ou só de algumas datas chave?
* O que pode ser instalado no micro onde estão esses dados? Se puder
instalar uma unidade de fita no próprio micro, fica mais fácil e as vezes
mais rápido...
* e várias outras coisas menores...

Lembre-se tbm de contar um tempo pra testar o backup, principalmente se usar
fita ou DVD... não dá pra confiar mesmo.

Pessoalmente, pra esse tanto de dado, acho q vc tem q escolher uma coisa q
não vá dá muito trabalho - 20 DVDs é coisa demais. Acho que é melhor
escolher entre fita ou HD ou ambos.

--
Marcos