Re: lpi, comando para logar console

On Wed, 2006-01-18 at 17:45 -0200, Marlos Sedrez wrote:
> Pois tavares .. PARABENS CARA ... logo quero ir fazer tb ..
> provavelmente mes que vem..
>
> Conte mais sobre sua experiencia dos assuntos que forao abordados com
> profundidade..

Bom, eu nao fui muito bem pq na prova caia conteudo e comandos que eu
nunca tinha usado.. Perguntavam sobre comandos para realizar acoes que
eu costumo realizar de outras formas com varios comandos, pipes, etc ..

Caiu uma assim que me lembrei agora...
$ echo \"blah blah\" | cat > resultado.txt

Qual o conteudo de resultado.txt?

Ninguem nunca vai dar uma comando tosco desses.. :) mas eu acertei :)

Nao lembro muito das que acertei, mas lembro das que errei pq fiquei com
elas na cabeca para verificar qdo chegasse em casa...

Caiu muita coisa de quotas... Umas 5-7 questoes... Caiu muita coisa
sobre dispositivos, IRQs, etc..

Nunca configurei quotas para nada e em uma questao perguntava o comando
para fazer um report de quotas e tinha as opcoes quotarep e repquota e
eu selecionei a errada "quotarep", hehe..

Outra perguntava um comando para inicializar quotas no FS.. Eu chutei
que tinha uma opcao 'u' no fdisk que lidava com isso... Outra resposta
seria usar um qfdisk que nem existe.. Nao lembro qual a correta desta..

Uma outra questao era perguntando qual programa se utiliza para
verificar filesystems .. (nao especificaram o FS).. Esta nao era de
marcar e eu coloquei "fsck" como resposta..

Outra questao descritiva tambem (nao de marcar) perguntava qual o
comando para verificar sistemas de arquivos ext3... Respondi e3fsck e
nao existe... Existe e2fsck.. e eu sempre utilizei fsck.ext2 e fsck.ext3
que eram scripts (acho) no RedHat ..

debian:/sbin# ls -l e2fsck
-rwxr-xr-x 3 root root 130504 2005-12-11 02:13 e2fsck*
debian:/sbin# ls -l fsck.ext2
-rwxr-xr-x 3 root root 130504 2005-12-11 02:13 fsck.ext2*
debian:/sbin# ls -l fsck.ext3
-rwxr-xr-x 3 root root 130504 2005-12-11 02:13 fsck.ext3*
debian:/sbin#

verificando agora, todos existem menos o e3fsck e todos sao
(provavelmente) hardlinks para o mesmo programa .. Entao qual seria o
correto? Provavelmente existe um padrao de distro para isso que define
um unico correto...

Outra pergunta que caiu era sobre uma hierarquia de filesystem definida
numa data remota onde um diretorio nao entrava na definicao... pedia
para dizer qual era e dava como opcao o /var, /mnt, /home, /boot e nao
sei o que mais e eu chutei /mnt ...

Qual a secao do XF86Config que define as fontes... "Files" ou "Fonts" ou
mais 3 opcoes bestas q nao lembro? Eu achava que era Files e coloquei
Fonts de besta que sou .. :)

Resumindo, eh tudo detalhes .. e esses detalhes fazem com que essa
primeira prova nao seja uma baba .. :)

Pelo que andei lendo, a prova 102 eh bem mais dificil e realmente exige
uma boa estudada e realizacao de uns experimentos antes de ir para ela..

--

[]
JA Tavares