Re: Pendrive - Como desconectar com segurança?

 Quanto ao ruimdos eu não sei, e nem quero mais saber.
No Linux, o módulo que trata os processos de gravação
em arquivos, normalmente não o faz imediatamente.
Inteligentemente ele aguarda que um grande bloco de
informações seja acumulado para que o acesso ao disco
seja mais eficiente. Existem também, ciclos de gravações
periódico, que independente da quantidade de informação
o faz em lapsos de tempo em que a cpu fique ociosa.
Isso sempre é válido para discos,  inclusive floppys.  Que
eu saiba nem podem ser controlados pelo usuário assim
como no nfs com o uso do parâmetro sync. Já o pen drive é
controlado por um outro módulo, que sabe que o dispositivo
pode ser retirado a qualquer momento e não mantém um
sistema de cache para arquivamento. Os dados são gravados
imediatamente. Se você fizer sucessivas gravações e ficar
inserindo e retirando a pen, com certeza vai ter problemas
pois normalmente são formatados com fat onde não se aplica
o recurso de transaçãos(FlushBuffers), como no caso do ext3.
Com relação ao led, o fato de estar apagado não significa
que esteja desligado. Na verdade a alimentação elétrica nunca
é interrompida. É a mesma coisa que o HD, o led indica apenas
que existe um processo de leitura ou gravação, e não que esteja
com a alimentação elétrica interrompida. Neste caso pequenos
arquivos são gravados muito rápidamente, mas com arquivos
grandes, por exemplo, com tamanhos perto da capacidade
máxima do dispositivo, a única forma que me ocorre para saber
se tudo foi gravado certinho , é lendo o dito arquivo novamente.
Como ele não usa cache, é certo que se lido, está gravado.

Abraços
sluiz

Marcelo Luiz de Laia escreveu:
hamacker wrote:

Aqui eu desmonto e o led fica piscando com frequencia, mas eu sei que isso se deve ao 'sync' que está baixando os arquivos definitivamente no pendrive, depois que o processo termina posso finalmente retirar o dispositivo. O led do seu pendrive continua dando sinal de vida mesmo apos desmonta-lo ? estranho...

Aqui comigo acontece tal como o colega relatou anteriormente, ou seja, la em casa, no windows ele fica piscando ate o momento de desmonta-lo. Apos isso, ele para de piscar. Ja aqui no lab, eu desmonto ele do Debian e mesmo assim ele continua a piscar. Tambem tenho o gnome-vole-manager instalado e o pendrive nao e montado automaticamente. Quanto ao rsync, ainda nao tive tempo de ler a respito pra saber como implementa-lo aqui.

E isso.