Re: Matar processos zumbins

Samuel Rios Carvalho wrote:
Pessoal, tem como matar processos zumbis?
eu tenho meu servidorzinho de 512 mb de ram. ele tava fazendo swap.
ai eu tive q reiniciar depois de 57 dias, a memória voltou pra 128
usado. tinha acho q 1370 processos zumbis.
acho q isso q tava ferrando a memória.
tem como tirar isso de la?

Com ou sem zombie, reiniciar não é parâmetro pra verificar o uso de memória. Vc tem que deixar a coisa entrar em regime pra poder saber quanto de memória precisa. Ex: As coisas podem ter ido parar no swap porque algum programa usou muita memória por pouco tempo. Nessa hora o kernel jogou algumas coisas da ram pra lá, e ainda não tinha precisado delas de novo - por isso estavam no swap ainda.

o zombie é um processo que já morreu, não adianta dar kill nele... descubra quem é o processo pai (PPID), e reinicie-o (ou mate-o também). já nao lembro mais qual é o comando do ps que mostra isso. Procure na man page, e no histórico da lista - essa questão surge, em média, a cada 3 meses :-)

Alias, quais são os processos zombie?

--
Marcos