Re: Limpar Swap

Imagine que sua mesa está cheia de anotações e, de repente, bate um
vento e todas voam pela janela ... Acho que o kernel ficaria assim se
você limpasse a swap, meio perdido (ué, cade a informação que tava
aqui ???) ... Swap é memória, o kernel "conta" com o que está lá.
Existem duas formas de controlar o uso da swap:

1) Desligando-a com o swapoff (RADICAL. como alguém já disse equivale
a 'desmontar" a swap).
2) Mexendo em /proc/sys/vm/swappiness ("echo XX >
/proc/sys/vm/swappiness" onde xx é um valor interiro entre 0 e 100).
Acho que isso está disponível apenas no kernel 2.6.

Dei uma olhada (bem superficial e achei estes documentos:

http://mega.rnl.ist.utl.pt/~ic-micro/projectos/g5.pdf

http://kerneltrap.org/node/3000

Procure por swappiness no pai gogo.

Fabiano.