Debian-Installer Personalizado?!

Galera, estou com um problema cavernoso.
daqui alguns dias vão chegar 150 máquinas para instalar o debian, até ae tudo bem. Só que pra dinamizar o processo de instalação e também pra diminuir as chances de erros de quem vai instalar, pois tem gente q nunca viu um linux na vida mas está querendo se envolver, eu imaginei em modificar o instalador do Debian por algo já padronizado, tipo já deixar de uma forma definida todos os pacotes a serem instalados, tudo automaticamente e com quase nada de intervensão humana.

O problema é: como modificar o instalador?!
Já estou a uma semana procurando em todas as páginas q encontro no google e nada que realmente funcione. Talvez eu não estou sabendo como buscar e utilizar o google corretamente, o q acho mais provável.

Pensei também em clonar a primeira instalação e botar nas outras máquinas, mas como as config de hardware são bem diferentes de um micro pra outro, poderia dar problema depois e mais trabalho tbm pra acertar as configs, por isso optei em realizar a instalação máquina por máquina já deixando definido quais serão os pacotes e aplicativos a serem instalados.

Serão 2 opções, uma com ambiente gráfico e aplicativos leve pras carroças e outra opção para os micros mais parrudos e potentes.

Pensei até em realizar uma instalação básica normal do Debian, e depois instalar um script q perguntaria qual tipo de instalação será feita (leve ou pesada) e puxaria todos os pacotes via apt normalmente. Mas como tem gente q num sabe nada sobre linux, muito menos Debian, então essa opção estou pensando em descartar pra evitar mais atrasos.

Em todo caso, acredito q modificando o instalador seria a melhor forma de realizar a instalação. O q vcs acham?! alguma dica de como posso modificar esse instalador?!

Grato a todos pela atenção!!!!
Maxx