[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Administrador Linux



Tente ser mais específico, admin é um termo bem genérico.
sysops, sysadmins, dbas, etc... são titulos e todos eles são admin de "algo" e todas elas oferecem riscos.

Um nível avançado de unices voce saberia bash, perl, iptables, tar/zip/gzip, postfix, replicação, mysql e muito sobre segurança para começar.

Pode ser necessário fazer calculos octagonais e binários de cabeça, nada muito complexo, eu precisava saber fazer estes calculos no meu MSX 8bits para criar sprites. :) (brincadeirinha, é só para assustar)

É preciso conhecer um pouco de hardware, diferentes tipos de armazenamento e seus limites : o que é uma DAT/DLT/SDLT, qual a diferença entre raid3 e raid5. Tambem andar com o catalogo da blackbox debaixo do braço pode ajudar quando é necessario encontrar um conversor de fibras para substituir para ontém aquela que queimou agora.

Em resumo, a atividade é um pouco grande e pode ser ramificada em varios profissionais, enquanto alguns são especialistas em segurança, outros se dedicam a banco de dados, outros especificamente de backups e assim por diante, nessa área o generalismo é muito bom, mas muito díficil de ser alcançado e ninguém quer fazer experiencia com novatos.

Derepente posso estar lhe desencorajando, mas muita das coisas voce aprende começando por baixo. Muito do que sei foi acompanhando conversas com consultores/integradores da IBM/HP/DELL (gosto muito da HP, apesar de certa vez ter "micado" com placas 100VG dela). E aos poucos voce vai aprendendo. Nesse campo, nem faculdade ajuda muito (alias ajuda muito pouco), o que ajuda mais é maturidade para saber lidar com as dificuldades e adquirir experiencia.

Eu saí desse ramo porque sacrifica-se boa parte da sua vida pessoal e passei a atuar como consultor, não ganho tao bem quanto antes, mas a qualidade de vida melhorou sensivelmente. Em compensação meu raciocionio ficou mais fraco, agora só consigo falar os multiplos sequenciais comecando pelo 2 até 65536 ou FFFF em hexa :), um preço a se pagar pela liberdade. Outra coisa, tambem engordei uns 12 quilos em 5 anos ficando sentado direto !

Minha dica : começe por baixo, e seu supervidor lhe pedir para apanhar uma maquina de escrever em inglês, nao dúvide, procure ! :)

[]'s

Rafael Freitas escreveu:
Seguinte pessoal que passar de User, para Admin,

Gostaria da opinião de vc's sobre quais os assuntos que um admin deve ter o
conhecimento antes de se ingressar no mercado de trabalho, estou a princípio
querendo adotar o livro:
Manual Completo do Linux: Guia do Administrador
EVI NEMETH   TRENT R. HEIN   GARTH SNYDER
mais alguns documentos da opinião de vc's o que acham que preciso ter
conhecimento além de um livro,



Reply to: