Re: Iniciar serviços no boot e rotas no Debian Sarge

Em Dom 08 Jan 2006 23:49, KMS Comunicação e Marketing escreveu:
> Olá pessoal, boa noite, tudo bem!?

Tudo!

> Instalei em um servidor hoje o Debian Sarge, relutei bastante por isso,
> pois sempre fiz isso com o conectiva e como qualquer hábito, dificil de
> mudar.

Excelente escolha! Parabêns!

> Confesso que estou impressionado com a facilidade e a rapidez e robustez do
> sistema, porém como toda mudança vem junto as duvidas, vou coloca-las
> abaixo em topico para que sejam mais faceis de um possivel apoio, se nao
> for a maneira correrta, por favor, me corrijam:

Rápido, robusto e principalmente seguro!

> - Administração de serviços no boot=> No conectiva exixtia o comando
> ntsysv, onde era possivel selecionar tudo o que se queria que iniciasse no
> boot ou nao, no Debian vi que nao existe esse comando, porem em uma breve
> pesquisa, vi que existe algo como files-rc ou sysv-rc, porem nao me
> encontrei com isso, alguem sabe o que é e como é ou ainda onde encontro
> algo onde explique melhor isso!?

rcconf (#aptitude install rcconf), este é muito bom!

> [...]
> funionar tudo mas quando inicio a maquina o comportamento está estranho,
> preciso intervir manualmente para que tudo rode como deve. A eth0 é a placa
> com a rede interna e a eth1 é que faz a conexão como modem do speedy e cria
> a interface ppp0. Acontece que ao iniciar ele cria uma rota para eth0, onde
> isso impede a saida para interenet, tenho que baixa as conexões, subir a
> eth1 com sua conexao via pppoe e depois subir a eth0, dessa maneira tudo
> funciona perfeitamente. Tem como fazer (e eu acredito que tenha mesmo) isso
> de maneira automatizada!? Onde estou errando!?

em /etc/network/interfaces

a sintaxe é básica os exemplos estão documentadissimos na
pasta /usr/share/docs, mas, a estrutura basica é:

auto eth0
iface eth0 inet static (ou dhcp se for dhcp)
        hostname namedarede
        address 192.168.0.1
        netmask 255.255.255.0
        network 192.168.0.0
        broadcast 192.168.0.255
        gateway 192.168.0.254

> - Sobre Firewall=> Aqui nem é tanto relativo ao Debian, mas como é a
> primeira vez que faço isso com o speedy home fiquei na duvida, nas regras
> sempre coloco como interface de rede a ppp0 que é criada na conexão ou a
> eth1 que é quem faz o link com a conexão!? Eu deixei ppp0 e está
> funcionando bem... é mais para esclarecer mesmo.

é como você quiser, ao gosto do cliente! :-)

Leia o excelente guia foca! ;-)

[],s

EAS Tecnologia e Informação - http://www.eas.com.br
Márcio Inácio Silva - marcio@eas.com.br