Ajuda com NISxSAMBA

 Olá Pessoal

Tenho 4 servidores linux alimentando uma rede windows com samba e um problema sério. Hoje quando adiciono um usário, tenho que fazer isso 4 vezes.
Estou tentando colocar no NIS para centralizar este trabalho em meu PDC transformando os demais servidores em clientes para poder cadastrar o usuário uma vez apenas. Porém estou com dificuldades.
Alguém conhece um bom material para me indicar (de preferência em português) para eu dar os primeiros passos.

Desde já obrigado

Pedro