Re: Deixar o modo texto com uma aparencia melhor

Amigo para que o seu sistema diferencie por cores os diretórios,
arquivos, sockets, executáveis e tudo mais edite o arquivo .bashrc que
esta oculto no seu home, coloque o seguinte:

alias l='ls -l --color=always'

assim quando você der o comando "l" ele lista tudo com todas as cores
possíveis. Não esqueça de depois de colocar este alias no seu bashrc
para que ele funcione vc deve dar o logout e logar novamente!!

Falow.