Deixar o modo texto com uma aparencia melhor

Galera seguinte:
como faço para deixar o meu debian com diretorios,arquivos executaveis e ate mesmo o editor vi com cores, pq assim tenho um servidor debian aqui na empresa que não fui eu quem montei e ele no shell tem para respectivos arquivos diretorios etc.. tem suas devidas cores, mas no que eu recem intalei ele aparece tudo em branco os arquivos e diretorios ai fica ruin de ver o que é dir ou o que é excutavel etc... voces sabem como faço para arrumar isso.