Re: teclado em português

On Wednesday 28 December 2005 14:51, Magno K. Nardin wrote:

> Você não tem a tecla simples para interrogação[?] ou exclamação[!]?
>
> Para obter o ¿ você precisa digitar ? ao mesmo tempo em que segura
> apertadas as teclas AltGr e shift. A mesma coisa para o ¡.
>
> Por favor, alguém pode tentar por aí, em um teclado US-Acentos, e
> reportar para a lista?
> --

Uso teclado us_intl. Isso funciona no teclado us, e provavelmente no abnt2
também.

Para obter ¿ tem de pressionar AltGr, soltar AltGr, e teclar ? (na verdade
shift /) duas vezes.

Para obter ¡ tem de pressionar AltGr, soltar AltGr, e teclar ! (na verdade
shift 1) duas vezes.

Tem uma coleção grande de combinações desse tipo. Substitua compose por
"pressionar AltGr, soltar AltGr".

½   compose 1 2
¼   compose 1 4
¾   compose 3 4
µ   compose / u
¿   compose ? ?
¡   compose ! !
Ø   compose / O
ø   compose / o

E assim vai. Deve ter um arquivo onde isso é definido, mas não sei qual.

O que eu gostaria de saber é como adiciono outros símbolos. Por exemplo, como
faço a letra ¶ (pi)? Tive de colar ela aqui, porque pelo teclado não consigo.

[]'s
Cláudio