Re: criar seguranca em rede

Alberto:

Pense seriamente em contratar uma consultoria especializada para te dar a
maior segurança possível.

1- Firewall- Não é só uma máquina, é mais do que isso. É uma concepção de
segurança. Pense em prover o máximo de redundância e profundidade possível.
Pense em usar também ferramentas para fazer Proxy. IPTABLES e Squid ao as
melhores ferramentas para isso.

2- IDS- O tipo de IDS depende muito do tipo de equipamentos de rede que você
possui. Se você tiver uma rede baseada em switch não gerenciavel, um Snort
vai ser de pouca valia. Ferramentas tipo tripwire serão mais adequadas.

3 Criptografia- deve ser usado em lugares onde você não tem o controle efetivo
de quem entra e sai da sua rede, e nem se sua rede está sendo monitorada.
Para redes Wireless a criptografia é obrigatória. A não ser que você queira
compartilhar sua rede com o mundo.

4- LDAP- Com o que? Vais usar com Samba? E-mail? Squid? O LDAP oferece um
serviço semelhante com o AD da M$. Vai te facilitar a vida...

Estude com muito carinho antes de entrar nessa aventura. Se você fizer tudo
planejado corretamente sua migração será bem sucedida. Se você fizer as
coisas sem ter muita convicção, ou sem domínio da rede que você tem, as
chances de dar problemas serão grandes...

Abraços, Artur.

--
Artur F. Pimentel
Analista de Suporte