criar seguranca em rede

Srs,

trabalho com administracao de redes mas até o momento, nao tenho ideia
de como aplicar uma seguranca adequada nela, entao gostarias que vcs me
aconselhem (claro que depende de como é a topologia de minha rede mas
que me dessem uma ideia de quais seriam as ferramentas mais adequadas e
"padroes") como utilizar ids, scan de rede, LDAP, criptografia e os
programas mais aconselháveis tanto para windows como para linux.
Somente lembrando que a maioria dos meus servidores sao win2003 os meus
servidores de internet sao linux e os meus desktop sao xp (e estou em
fase inicial de migração para linux, no caso, todo o suporte do meu
trabalho ja usa linux para conhecerem como resolver todos os prob antes
de passarmos para o desktop da empresa).