-----Mensagem original-----
De: Marcos Vinicius Lazarini [mailto:lazarini@nics.unicamp.br]
Enviada em: quinta-feira, 7 de abril de 2005 14:06
Para: Debian user portuguese list
Assunto: Re: RES: RES: Postfix+Amavis lento

Helio Jose Poffo Junior wrote:

> Kra, valeu pelas dicas, isso ajudou bastante já ;)
>
> O gargalo eh gerado pelo amavis.
> Fiz os testes aqui e vejo que o postfix recebe o email e ele fica em
> fila esperando o amavis...
> O CPU esta com 40% livre +/- (tenho um problema aki, ele esta ficando
> cada vez mais 'cheio', ontem ele estava com 50% livre, mas isso eh
> outro problema
> :p)
>
> Estou muito desconfiado que seja disco mesmo, porem não entendo pq o
> uso do processador não varia. Ele fica praticamente sempre com 50%
> ocupado (não oscila em nada)...

Bom, pra verificar o desempenho do disco, existem uns comandos tipo vmstat
iostat mpstat (pacotes procps e sysstat), nao lembro detalhes, mas dá pra vc
tirar algumas conclusões com eles.

> Bem, deixei direto por um tempo...os emails são instantaneos...nao
> para nada...
> Peguei o mail.log de ontem e vo ver quantos emails ele enviou/recebeu
> (so pra ter uma ideia, o arquivo tem aprox 100 Mb, so 1 dia)...

Talvez não lhe interesse, mas eu peguei um programa chamado pflogsumm:
http://jimsun.linxnet.com/postfix_contrib.html
pflogsumm.pl is designed to provide an over-view of postfix activity, with
just enough detail to give the administrator a "heads up" for potential
trouble spots.

> Na verdade quero ter certeza que estou rodando com as configuracoes certa.
> A troca do hardware ira ocorrer, essa maquina eh somente para testes.
> O problema eh que nunca trabalhei com uma quantidade tao consideravel
> de trafego (na verdade esse servidor eh so um smarthost, ele entrega
> tudo pro Exchange).
>
> Bem, irei verificar, se tiver alguma ideia, agradeco.

Realmente é bastante coisa; talvez valha a pena vc investir em outras
regras, pra reduzir spam por exemplo (sem usar spamassassin, q tbm usa muita
CPU), ou usando o pflogsumm, ou etc na tentativa de reduzir o no. de msgs

Boa sorte!

--
Marcos