Som 5.1 no Debian

Amigos, alguém já conseguiu fazer funcionar o surround, 5.1 ou 4 canais (front, rear) de som no Debian?
Eu tenho uma mother Intel D865PERL, com placa de som onboard SOUNDMAX 4XL (AC´97).

Tudo o que consigo são dois canais normal (estéreo).
As caixas de som estão plugadas corretamente, pois no windows funciona como desejado (4 canais).

Já dei uma pesquisada na web, mas não encontrei solução.
Se a solução já foi postada na lista, gostaria que me indicassem.

Agradecido.

--
Gerson Henrique Diesel
ICQ - 6807620