dicionário separando sufixos

Sempre tive esse problema mas agora ele realmente está incomodando.
O corretor ortográfico do openoffice separa os sufixos na hora em que
ele desconhece no texto uma palavra que tem uma derivação conhecida.

Exemplo:

No texto tem a palavra "alunos" que ele marca como errada/desconhecida.
Eu clico com o botão direito nela e ele mostra as sugestões de correção.
A última é "aluno s", assim mesmo, com o s separado por um espaço. A
palavra "alunos" (e TODOS os plurais, gêneros etc) não estão no
dicionário juntas, só assim separadas. Se caio na besteira de aceitar
esta palavra, daí pra frente _toda_vez_ que eu escrever "alunos" ele
"corrige" para "aluno s". Enlouquecedor.
Suspeitei que fosse o myspell, porém ele funciona bem com os outros
aplicativos (sylpheed).

Alguém tem alguma idéia?

Abraço

Cláudio